Decorar e organizar livros

A pauta de hoje é: Pitacos na decoração e organização de livros!

Livros são ótimos companheiros, contam histórias e nos envolvem em tramas e universos fantásticos. Para muitos de nós – enquanto pequenos, o livro possivelmente tenha sido o primeiro contato com realidades alternativas, antes mesmo de desenhos, séries ou filmes. Talvez esse seja o motivo pelo qual os livros despertam tanto interesse e encantamento. 

Mesmo com os livros digitais ganhando espaço no mercado literário, um livro físico é um livro físico, sempre terá seu espaço reservado, e muito bem guardado, no coração dos amantes da leitura. Independente do gênero literário e do número de exemplares em seu acervo, um amante de livros se preocupa muito com os cuidados para conservação e espaço adequado para o armazenamento de suas relíquias.      

Hoje, o conteúdo do blog é para você que, assim como nós, tem verdadeira paixão e apreço por esses objetos de valor inestimável. Vamos te auxiliar sobre como decorar a casa e organizar espaços para armazenar livros de forma funcional e charmosa.  

Veja os tópicos do conteúdo que preparamos para você:

Já disse Mário Quintana, “Dupla delícia. O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.”

Nada melhor do que estar bem acompanhado de um livro em um cantinho especialmente pensado para leitura. Na última quinta-feira (29/04), disponibilizamos um compilado, em nossas mídias sociais, com algumas referências de cantinhos para leitura. Assista ao vídeo para se inspirar, e quem sabe começar a pensar em um espaço para essa finalidade em sua casa!  

Alternativas para guardar seus livros.

Para um exímio leitor, assim como a leitura, não há tarefa mais prazerosa que a aquisição de novos títulos. Mas quando o assunto é encontrar espaço para guardar as novas aquisições, aí a história pode tomar outro rumo, muitas vezes não tão agradável e prazerosa. Algumas pessoas consideram que a tarefa de reorganizar os livros é uma missão digna de enredo dos gêneros drama ou suspense, mas isso vai depender da habilidade e paciência de quem irá organizar. 

Quem possui uma quantidade significativa de títulos sabe o quanto é importante manter o acervo organizado. Pensar em espaços para guardar esses objetos tão preciosos é realizar “previsões” de futuro, nas quais devem estar contemplados novos espaços, preferencialmente já organizados, para o recebimento de novos livros. 

O hábito da leitura é proporcional ao espaço necessário para o armazenamento dos livros. Sabemos que nem todo mundo tem a facilidade de visualizar as melhores configurações para a organização dos espaços internos, por esse motivo, a seguir você entrará em contato com algumas sugestões que preparamos com muito carinho para te auxiliar.

Estante com porta de vidro – Foto The November.
Espaço do chão até o teto – Foto Habitissimo.
Uma parede de contraste – Foto Planete Deco.
Prateleiras com alturas diferentes – Foto Domino Magazine.
Aproveitando a profundidade do móvel – Foto Home Designing.
Integrado com o móvel – Foto Pufik Homes.
Aproveitando o espaço de circulação – Foto Decor Fácil.
Dividindo ambientes – Foto French By Design.
Sob a janela – Foto Bolig Magasinet.
Prateleiras – Foto Casa Prosa Décor.
Na sala e nas alturas – Foto Amazon.
Prateleiras contínuas – Foto Casa.
Simples, porém delicado – Foto Pinterest.

Detalhe funcional – Foto In Honor Of Design.
Otimizar o espaço no escritório – Foto Decor Fácil.
Na sala de TV – Foto Decor Fácil.
Integrando a arquitetura – Foto Atelier Leymarie Gourdon.
A tendência da serralheria – Foto Oshri Aviram & Dana Kushmirski.
Estante com espaços abertos e fechados – Foto Studio HENK.
Serralheria e madeira – Foto Pinterest.

Dê uma olhada nessas interessantes alternativas de organização do acervo no espaço de dormir. Para que tem o hábito da leitura momentos antes do sono, essa é uma forma bacana de já estar com os títulos sempre a mão:

Aproveitamento de espaço – Foto Ida Magntorn.
Móvel com dupla função – Foto Holly Marder.
Separação de ambientes e armazena livros – Foto Decor Fácil.
Aproveitando o grande vão – Foto Decor Fácil.

Assim como pensar em espaços para guardar o acervo do “público adulto”, é muito importante pensar em estratégias lúdicas para organização dos livros para o “público infantil”.

A forma de organizar livros em espaços destinados a crianças pode ser considerada uma ferramenta de estímulo ao hábito da leitura. Separamos algumas imagens para você que está pensando em criar um cantinho especial para um pequeno leitor:

Uma casa encantada – Foto Decoideas.
Os livros na altura das mãos – Foto Les Petits Gazette.
Para livros e brinquedos – Foto Hey Kaily Mae.
Exposto como na livraria – Foto Estudio KA.
Um carrinho para contar histórias – Foto Accrodeco.
Tudo exposto para melhor visualizar – Foto Shake My Blog.

E quem disse que não podemos utilizar as paredes da escada para criar um espaço destinado aos livros?! Nessa situação não esqueça de considerar o fácil acesso aos títulos no que se refere ao posicionamento do acervo em pontos mais altos na parede. Esse pequeno cuidado pode evitar graves acidentes!

Aproveitando cada cantinho – Foto Decor Fácil.
Para armazenar e decorar – Foto Alessandro Guimarães.
Pegada moderninha – Foto Dana van Leeuwen.
Quem disse que é espaço só de passagem? – Foto Architect Mason Kirby.

Independente do ambiente no qual o acervo será acomodado, não esqueça que os livros demandam cuidados especiais. A seguir preparamos conteúdo para te auxiliar com a conservação e alternativas para a organização dos exemplares.

Dicas de conservação e organização dos exemplares.

Por séculos os livros foram guardados na posição horizontal, em prateleiras levemente inclinadas, com as capas voltadas para cima. Essa prática certamente dificultava o manuseio dos exemplares, uma vez que os livros permaneciam empilhados uns sobre os outros, exercendo peso uns sobre os outros. 

Com o passar do tempo, para otimização de espaços e facilitar a visualização dos títulos, os livros passaram a ser expostos na posição vertical, com a lombada voltada para fora das prateleiras, o que também facilitou a  movimentação dos exemplares.   

Livros são objetos delicados e merecem a devida atenção quando o assunto é cuidados e armazenamento. Esses dois aspectos são indispensáveis para quem deseja manter ou iniciar uma pequena biblioteca em casa.

Para que os seus livros perdurem ao longo do tempo, dê uma olhada no artigo 15 dicas para conservar melhor seus livros, que está disponível no blog Tag – Experiências Literárias, lá você irá encontrar cuidados indispensáveis para o manuseio e higienização.

Estante fechada – Foto Pufik Homes.

Já parou para pensar que, o modo como organizamos os livros nas prateleiras ou estantes diz muito sobre nós?! Quando o assunto é organização de livros em casa, não existe um método padrão para a disposição dos títulos nas prateleiras ou estantes. A forma de organizar vai depender de como será facilitado o seu acesso à informação. Para te ajudar, ainda no blog Tag – Experiências Literárias, você irá encontrar o artigo  8 maneiras de organizar sua estante de livros, acaba de ler aqui e, na sequência, vai lá conferir esse e outros conteúdos! 

Uma parede colorida – Foto Casa de Valentina.
Ordenar por cores – Foto The Book Order.

Aqui em casa, nossa estante está ordenada por gênero e, como subclassificação, separamos os títulos por tema. É lógico que, como todo bom arquiteto metódico, criamos composições pelo agrupamento de títulos com tamanhos semelhantes. Tá bom pra você, ou quer neurose maior?! Brincadeira à parte, uma estante organizada facilita muito a vida de um leitor. Como somos professores universitários, a organização dos títulos é determinante para encontrarmos temas, com facilidade, quando estamos organizando os conteúdos para as aulas das disciplinas que ministramos.  

Na sequência, vamos falar um pouco sobre uma tendência que, há muitos anos, chegou e encontrou seu espaço como complementação aos projetos de arquitetura de interiores: a decoração de ambientes pela disposição e/ou criação de composições com livros. 

Decoração com livros.

Por que não decorar com conteúdo?! Livros são peças versáteis, delicadas e uma excelente alternativa para criar composições decorativas em arquitetura de interiores, combinam com tudo!  

Decorar com livros é uma alternativa dinâmica para quem gosta de transformar ambientes com uma certa frequência. Basta rearranjá-los de forma diferente, ou com títulos diferentes, que a composição já se configura com uma “nova cara”. 

Não existe uma maneira certa de utilizar livros na decoração. Você deve levar em consideração o contexto no qual o livro fará parte da composição. Identificar a finalidade do ambiente que contará com livros como peças de decoração também é muito importante, uma vez que ambientes como, cozinhas, banheiros e varandas, não são espaços receptivos pela natureza de suas finalidades (gordura, umidade, vento, etc.).    

Atualmente, já existem sites especializados na comercialização de exemplares esteticamente diferenciados, com rico conteúdo visual, idealizados especialmente para criar composições com os demais objetos pertencentes à decoração de interiores. No blog Habitare Casa encontramos uma seleção de títulos de conteúdo dedicado à decoração. São muitas opções para quem quer adquirir novos conhecimentos e, de quebra, atualizar a decoração. 

A seguir organizamos uma linda seleção de referências para transformar os ambientes através da utilização de livros na decoração:

Apoio para objetos – Foto Justine Celina.
Mesa de centro – Foto Styled By The Sea.
Para leitura e decoração de mesa de cabeceira – Foto Casa Tres Chic.
Sobre estantes – Foto Urbana.
Em prateleiras com outros objetos – Foto Bloglovin.
Para contrastar – Foto Shoppe.
Pilha e apoio – Foto Style Me Pretty.
Decorando um aparador – Foto Stylizimo.
Compondo a decor de uma copa – Foto Michelle Halford.
Composição – Foto Escapade.
Em mesas de centro – Foto The Estate of Things.
Em uma decor conceitual – Foto Postery.

Também separamos para você algumas referências que, junto com os livros, trazem as plantas para a decoração de prateleiras e estantes. Para não errar na escolha do verdinho, dê uma olhada no artigo que publicamos aqui no blog, na semana passada, sobre a organização de jardim em vasos, lá você vai encontrar uma lista de espécies ideais para o cultivo em ambientes internos.

Compondo com plantas – Foto Etsy.
Livros e plantas – Foto Rafael Renzo.

Quem vem acompanhando as nossas publicações aqui no blog, lembra qual foi o conteúdo de estreia?! Isso mesmo, composição de quadros! Se você ainda não teve a oportunidade de conferir, não perca tempo, corra os olhos por esse artigo e, junto com as próximas sugestões, coloque em prática mais uma transformação de ambiente combinando espaços para livros e quadros como peças de decoração! 

Que tal quadros para complementar? – Foto Maia Lapierre
Quadros em função da estante – Foto Casa Tres Chic.
Composição sofisticada – Foto House & Garden.
Um espaço preenchido – Foto Futurist Architecture.

Finalizamos o artigo de hoje com mais algumas imagens de referência para enriquecer o seu repertório, afinal, somente com uma bagagem de conhecimento considerável conseguimos aguçar a curiosidade e a criatividade para promover transformações!

Conta pra gente! Você gostou do conteúdo?!Se as nossas dicas te auxiliaram compartilhe uma foto e não esqueça de nos marcar – @lanziottiau.

Registre seu comentário, dúvida ou sugestão!

Compartilhe o link deste e de outros conteúdos disponíveis aqui no blog com quem estiver precisando de ajuda! 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Gostou do nosso conteúdo? entre em contato conosco!