Escolha da cabeceira!

A pauta de hoje é: Pitacos na escolha da cabeceira!

Na semana passada falamos um pouquinho sobre como escolher a cama para o espaço de dormir residencial, e hoje o papo é sobre cabeceira. Pensou que a gente ia ficar te devendo essa complementação de conteúdo?! É lógico que não!

Veja os tópicos do conteúdo que preparamos para você:

  1. Mas qual é a utilidade da cabeceira?
  2. O tamanho da cama X tamanho da cabeceira;
  3. Qual é formato certo de cabeceira para cada situação?
  4. Quais são as possibilidades de materiais?
  5. Cabeceiras e iluminação;
  6. Cuidados para a instalação da cabeceira;
  7. Sugestões de mesa de cabeceira!

As cabeceiras passaram a desempenhar papel fundamental na configuração dos dormitórios em um tempo mais recente, a partir do reconhecimento das camas do tipo box (colchão + base) como uma alternativa muito interessante também para a arquitetura de interiores residencial. 

E quem nunca passou horas e horas pesquisando referências de cabeceira para transformar ou projetar o espaço de dormir? Atualmente, encontramos uma gama variada de possibilidades para atender aos públicos mais diversos. Por isso, nesse artigo vamos te orientar tecnicamente com algumas informações que julgamos ser essenciais e devem ser consideradas na escolha da cabeceira para o seu espaço. 

Mas qual é a utilidade da cabeceira?

Em um primeiro momento provavelmente lhe passou pela cabeça que a função da cabeceira é embelezar o espaço, o que não deixa de fazer sentido. Mas, do ponto de vista funcional vai muito além de ser somente um item decorativo. A cabeceira é um elemento fundamental para evitar que a parede fique manchada, arranhada ou até mesmo a tinta fique desgastada ao longo do tempo. 

Em relação ao conforto ambiental as cabeceiras, sejam de madeira ou de tecido, desempenham função de isolante térmico entre a parede e o travesseiro, minimizando a transferência de frio ou calor para o nosso corpo. 

Quando a cabeceira é um objeto independente da estrutura que apoia o colchão, pode ser entendida como um elemento de projeto que delimita o espaço destinado para a cama, servindo como marcação na parede para que cada objeto ocupe o seu lugar no espaço do dormitório. Além disso, pode ser projetada para servir de apoio para se recostar para uma boa leitura ou assistir televisão.

1. Cabeceira aconchegante – Foto Wayfair.

O tamanho da cama X tamanho da cabeceira.

O ponto de partida para escolher um modelo de cabeceira é saber o tamanho exato da cama, pois essa será a informação norteadora para iniciar uma pesquisa mais aprofundada. No artigo da semana passada falamos um pouco sobre as medidas padrão de colchões, caso esteja com dúvida, lá você irá encontrar informações técnicas e diagramas ilustrativos que irão te ajudar!

Se você é uma pessoa que prefere seguir padrões mais tradicionais, e quer investir em uma peça somente para a marcação da cama em relação a parede, para não se equivocar opte por uma cabeceira que a dimensão do comprimento seja, no mínimo, igual a dimensão da largura da cama.

2. Cabeceira de casal da largura do colchão – Foto Shake My Blog.
3. Cabeceira de solteiro da largura do colchão – Foto Domino Magazine.

Agora, se a ideia é transformação total, apostar em uma alternativa diferenciada e personalizada especialmente para o seu espaço de dormir, a criatividade é o limite das inúmeras possibilidades que podemos alcançar. 

4. Cabeceira lúdica – Foto Interior.
5. Formas sofisticadas – Foto Casa Vogue.
6. Elementos delicados – Foto Diycore.

Qual é formato certo de cabeceira para cada situação?

Como já conversamos no artigo anterior, a cama é o elemento protagonista do dormitório, logo, a cabeceira pode ser considerada a cereja do bolo quando estamos projetando um dormitório. 

Ao pensar em composição de ambientes, objetos ou quaisquer outros elementos que compõem espaços em arquitetura, e interiores, automaticamente fundamentamos nossas escolhas em princípios de ordem. Para definição do formato da cabeceira não poderia ser diferente, por isso organizamos algumas dicas para exemplificar a aplicação de princípios de ordem. 

Em ambientes que a dimensão de parede destinada ao posicionamento da cabeceira apresenta a característica de ser estreita em relação as demais, opte por modelos que se estendam por todo o comprimento da parede. Dessa forma, a sensação de parede estreita, reforçada pela verticalidade do pé-direito, será minimizada pelo peso da horizontalidade do elemento destinado a cabeceira. Em resumo, parede estreita clama por cabeceiras em formatos horizontais e mais baixas.

7. Marcação de horizontalidade – Foto Casa Vogue.
8. Peça horizontal – Foto Casa Vogue.
9. Sensação de alongamento do espaço –  Foto Pinterest.

No caso de ambientes em que o pé-direito passa a sensação de ser baixo opte por modelos de cabeceira que reforcem a verticalidade do elemento, que se estendam do piso até o teto. Essa estratégia evita a percepção de achatamento proporcionada por peças com características horizontais. Em linhas gerais, pé-direito baixo é um convite para cabeceiras em formatos verticais, mais altas!

10. Marcação de verticalidade – Foto Fashion Bubbles.
11. Elemento avançando sobre o teto – Foto Casa Vogue.
12. Verticalidade reforçada pelo contraste – Foto KW8 Arquitetura.

Quando existir proporcionalidade no ambiente, situação em que a altura do pé-direito segue dimensão aproximada à largura da parede que irá receber a cabeceira, a nossa sugestão é optar por modelos com tamanho médio. Para não se equivocar, realize a aferição da altura do pé-direito e divida essa medida pelo número dois, essa será a altura adequada da cabeceira para esse ambiente. E para reforça, paredes proporcionais recebem muito bem cabeceiras de tamanho médio. 

13. Proporcionalidade na altura – Foto Gypsy Tan.
14. Cabeceira em altura média – Foto Souza Kasa.
15. Cabeceira de solteiro em altura média – Foto Decor Fácil.

O conforto visual transmitido pelo espaço está diretamente relacionado com a nossa percepção, afinidade e entendimento da organização dos elementos. Por esse motivo, a forma como distribuímos e organizamos os elementos irá interferir no modo como sentimos e visualizamos o espaço. 

Aplicar princípios de ordem, levando em consideração a finalidade do ambiente, altura do pé-direito, comprimento da parede em que a cabeceira será instalada e nível de conforto desejado, são alguns dos aspectos mais significativos para o sucesso na organização do espaço.

Quais são as possibilidades de materiais?

A escolha do material para a cabeceira vai depender muito do gosto pessoal e do valor disponível para o investimento. No ato da definição do material não esqueça de considerar o restante dos moveis e objetos que compõem o espaço, tudo deve estar em harmonia. No caso de projetos de interiores a definição do material está diretamente relacionada ao estilo e conceito da proposta em que a cabeceira estará inserida.

A seguir, trazemos para você quatro sugestões de materiais comumente utilizados em cabeceiras. 

Alguns materiais geram maior freqüência na manutenção e limpeza, como por exemplo cabeceiras estofadas que recebem revestimento em tecido. Esse tipo de cabeceira demanda cuidado especial quando o assunto é dormitório de pessoa que apresenta algum tipo de alergia. Muita atenção ao acumulo de poeira e ácaro para evitar problemas respiratórios. Em situações como essa, sugerimos evitar esse tipo de acabamento e optar por materiais de fácil higienização.  

16. Cabeceira em tecido – Foto Decoist.
17. O charmoso capitonê – Foto Laurel Bern.
18. Tecido liso com acabamento em madeira – Foto Amazon.
19. Capitonê – Foto Shopify.
20. O tecido remete ao aconchego – Foto Pinterest.
21. Um pouco de cor – Foto Sköna hem.
22. Nuances de delicadeza – Foto Overstock.

Seja no modelo industrializado ou na cabeceira planejada, a madeira é uma material versátil, resistente e durável. Optar por esse material na definição da composição do espaço pode gerar muitas possibilidades de texturas, padrões e cores. Além de aconchegante, a madeira é a opção ideal para pouca manutenção e praticidade na limpeza.   

23. Cabeceira de madeira – Foto Viva Decora.
24. A praticidade da madeira – Foto Casa Abril.
25. Versatilidade – Foto Viva Decora.
26. Várias possibilidades de tons – Foto Casa Vogue.
27. Montagem de padrões – Foto Tua Casa.
28. Tons sólidos – Foto MSAC Arquitetura.
29. O adorado tom cinza – Foto Rúbia M. Vieira Interiores.

O ferro é um material que está voltando com tudo em elementos como cabeceiras de cama. Proporciona fácil manutenção, praticidade na higienização e se adapta muito bem aos diferentes estilos de decoração. A simples alteração de cor da peça pode transformar totalmente o estilo e as características do ambiente. 

30. Cabeceira de ferro forjado – Foto Etsy.
31. Cabeceira de ferro amarela – Foto Reciclar e Decorar.
32. Uma trama de ferro – Foto Maran Poian e Paulo Leite.
33. Um detalhe dourado – Foto Pinterest.
34. Cama de ferro para dois – Foto Lay Baby Lay.
35. Cabeceira em ferro verdinha – Foto Casa Claudia.
36. Arte em ferro – Foto Old Farm House.

Por fim, mas não menos importante, trazemos para você uma alternativa que vem ganhando o coração do publico em geral e que é um chame: a cabeceira demarcada com pintura na parede. Utilizar tinta é a forma mais rápida e fácil para transformar um ambiente, é uma boa opção para quem está com o orçamento apertado ou ainda para quem é adepto a concepção de espaços criativos.

37. Um belo painel como cabeceira – Foto Casa Vogue.
38. Cabeceira geométrica – Foto Simples Decoração.
39. Pode ser um nascer ou um pôr do sol – Foto Reciclar e Decorar.
40. Simples porém marcante – Foto Dear Designer.
41. Um lindo painel – Foto Thony.
42. Cores em contraste – Foto Gabriela Toledo.
43. Formas geométricas – Foto Casa Vogue.

Existem tantos outros materiais e possibilidades para compor uma cabeceira, entretanto, acreditamos que essas alternativas são as mais viáveis quanto a disponibilidade para aquisição em pequenos e médios centros.  

Cabeceiras e iluminação.

Quando o assunto é cabeceira com iluminação é quase impossível dissociar essas informações da configuração de quarto de hotel, podemos até tentar fugir dessa idéia, mas o impulso acaba sendo involuntário!

Esse tipo de iluminação remete ao conceito de elegância, sofisticação e praticidade.

44. Cabeceira com iluminação – Foto Apartamento 203.
5. Cabeceira estofada com arandela – Foto Tua Casa.
46. Iluminação indireta – Foto Stella.

São muitos os tipos de iluminação que podemos utilizar na cabeceira, mas, independente da tipologia adotada, lembre-se que a luz deve ser suave, somente para iluminar próximo a cama e proporcionar a sensação de penumbra e aconchego.

Caso optar por um modelo de cabeceira em que a iluminação irá ficar embutida, ou sobreposta, não esqueça de prever a locação de pontos de alimentação elétrica para que a ligação das luminárias seja possível. 

Se no seu dormitório não há ponto de alimentação elétrica próximo a cabeceira, uma alternativa viável é a utilização de arandelas do tipo abajur, aquelas em que a alimentação elétrica é feita por plug conectado em tomada. 

47. Luminária com plug – Foto Isadora Fabian.

Utilizar a cabeceira para iluminação indireta, ou fixação de luminárias, possibilita a praticidade de manter as mesas de cabeceira livres para o apoio de outros objetos, quando antes desempenhavam a função de apoio para o abajur. 

Cuidados para a instalação da cabeceira.

Nos casos em que a cabeceira será fixada na parede, sugerimos que a instalação da peça seja realizada acima do rodapé, independente do tamanho ou formato. Essa alternativa de fixação evita que a cabeceira fique em contato com o piso e, consequentemente, possa absorver umidade.

Certifique-se que a cabeceira foi fixada de forma adequada, que os fixadores utilizados irão suportar o peso da peça, e que a mesma  irá permanecer imóvel na parede. 

Em cabeceiras com pontos iluminação é importante verificar se o fios elétricos foram isolados corretamente, e se estão organizados para receber a fixação da peça referente a cabeceira. 

Quando a fixação da cabeceira for realizada em paredes que dividem o dormitório de outros ambientes, tais como: banheiros, lavabos, lavanderias e cozinhas; lembre-se de verificar a instalação hidráulica antes de iniciar a furação de paredes, esse cuidado pode previnir possíveis alagamentos! 

Sugestões de mesa de cabeceira!

E para que ao final deste artigo você consiga organizar minimamente o seu espaço de dormir, selecionamos uma série de imagens com referências de mesas de cabeceira. 

Dá uma olhada na quantidade de alternativas de composição que você pode se inspirar! 

48. Foto Society6.
49. Foto Tua Casa.
50. Foto Casa de Valentina.
51. Foto Blanco Interiores.
52. Foto Lojas Marabraz.
54. Foto Casa Tres Chic.

53. Foto Casa de Valentina.
55. Foto Casa Tres Chic.
56. Foto Casa Tres Chic.
57. Foto Kenay Home.
58. Foto Fernanda Marques.

59. Foto Fashionismo.
60. Foto Urban Outfitters.

E se, de tudo que falamos sobre esse assunto, tivéssemos que escolher somente uma dica de ouro, aí vai nosso pitaco para te ajudar na escolha da cabeceira: lembre-se, na composição de ambientes internos, principalmente no caso de dormitórios, os elementos que ali se fazem presentes devem ser pensados para proporcionar beleza mas, principalmente, transmitir o máximo de conforto e aconchego para quem irá utilizar o espaço. 

E aí, gostou?! 

Compartilhe fotos de sua cabeceira e não esqueça de marcar a gente – @lanziottiau.

Ficou inspirado? Então compartilhe com quem está precisando de uma ajuda! 

Pode deixar seu comentário ou sugestão para a gente. Se restou alguma dúvida entre em contato, ficaremos imensamente felizes em lhe responder.  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Gostou do nosso conteúdo? entre em contato conosco!